quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Canção do Cuco – Uma deliciosa fábula com toques de suspense psicológico.



Canção do Cuco é uma fábula escrita por Frances Hardinge, britânica e premiada escritora de infantojuvenil e jovem adulto.


O livro tem como pano de fundo, os Crescent, uma tradicional família inglesa do início do século passado e ocorre no período pós-primeira guerra mundial. Começa como um suspense psicológico e no decorrer da trama se mostra como uma fábula.

Triss Crescent é a personagem principal e tudo se inicia quando ela acorda após um acidente que sofreu em um lago onde a família passava as férias. A escrita da Frances me prendeu logo de cara, a forma com que ela consegue nos colocar no lugar da personagem principal é primorosa.

Vi alguns comentários sobre o livro dizendo que o começo é lento e confuso, na verdade não é, o início é peculiar. A autora nos deixa sem saber exatamente o que está acontecendo, afinal de contas, a protagonista acorda sentindo muita dor de cabeça e sem conseguir se recordar do acidente e de tantas outras coisas. E a construção dos primeiros capítulos nos coloca dentro da cabeça de Triss.

O suspense vai crescendo, Triss começa a ter problemas para dormir, sente uma fome descomunal e, ainda que coma muito, perde peso. Fora que ela passa a ver coisas estranhas que não sabemos se existem ou estão somente na cabeça dela.

Essa foi a melhor parte do livro para mim, o desenvolver da condição da protagonista e a crescente dúvida se tudo aquilo acontecia mesmo ou a menina estava ficando louca. Foi na revelação deste mistério que o ritmo do livro se alterou e eu perdi parte do gosto pela leitura.

Preciso fazer uma observação aqui, eu sou consumidor de suspense e amo temas psicológicos, a autora escreve literatura infanto juvenil, logo, não poderia dar soluções extremas aos conflitos. Logo, não seria um livro no estilo que eu mais gosto, por isso, desanimei um pouco, mas não é erro ou defeito no livro, eu não sou o público-alvo.

O livro foi indicação de um colega autor e resenhista, o Fernando Nery do Filósofo dos Livros. Podem conferir o blog dele aqui ou o canal no YouTube aqui. Ele disse que eu gostaria pela forma que a autora trata o psicológico da personagem principal e foi uma dica acertada, o livro não entra para a lista dos meus prediletos, mas é muito bom.

Tanto a autora, quanto os responsáveis pela diagramação, acertaram na mosca. Pensamentos de personagens devem ser ressaltados em itálico ou virem entre aspas, às vezes usam os dois juntos, eu acho que fica feio, mas não vem ao caso. Fizeram diferente no “Canção do Cuco”. As inferências da Triss foram marcadas com uma fonte diferente da usada como padrão no livro. Uma fonte que lembrava escrita a mão e deixava os pensamentos mais infantis e marcantes. O que é excelente, já que a protagonista tem 11 anos.

Eu não abandonaria o livro por causa da diferença que senti no clima e no ritmo, mas ler uma conversa em um grupo do Facebook me fez voltar ao ritmo normal de leitura. Era um grupo de literatura, estou em vários e não me recordo em qual ocorreu. O fato é que alguém perguntou sobre como indicar um livro para uma leitora pré-adolescente e a resposta de uma das integrantes do grupo foi algo mais ou menos assim: “eu sempre olho a idade dos personagens, uma história sobre meninas de 13 anos costuma ser boa para leitores de uns 13 anos também”. Foi aí que eu pensei, o livro é sobre uma menina de 11, não dá para esperar um suspense psicológico com questões que façam um cara de 32 perder o sono.

Eu não me arrependo de ter seguido com a leitura. A fábula é muito bem desenvolvida e traz seres curiosos e intrigantes. Também temos outros personagens marcantes que ganham mais destaque até o final da obra. Comento duas: Pen Crescent, irmã caçula de Triss que demonstra muito ciúmes e briga pela atenção dos pais e Violet Parish, uma mulher perdida e desviada, capaz de ouvir Jazz, andar de motocicleta e morar sozinha.

Ainda que infanto juvenil, o livro não explica todos os pormenores da trama. Frances soluciona todas as questões importantes e deixa alguns detalhes abertos a interpretação e discussão, gosto disso. Afinal de contas, nas palavras da própria autora:


Porque o mundo, meu amigo, não é claro. É escuro feito chouriço. Então se você o enxerga claro como cristal, tem alguma coisa errada com os seus olhos. Ou talvez você não use os seus olhos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário