quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

GO


GO é uma mistura de drama e romance, um livro escrito por Nick Farewell, autor sul-coreano/brasileiro.

A obra nos traz o DJ Fahrenheit, um aspirante a escritor de 29 anos que chegou a estudar publicidade na USP, mas trabalha como DJ em bares de rock indie enquanto tenta escrever o seu primeiro romance.

O enredo é simples, um cara que tem um sonho, investe nele com todas as forças e passa por alguns perrengues durante sua jornada. Mas o forte no livro é a proximidade que o leitor sente ao protagonista.

 O personagem principal é muito bem construído, DJ Fahrenheit é um apelido, e o nome? A gente não tem certeza. A cada bar, colega ou garota que ele conhece, acaba usando um apelido diferente ou dando um nome falso. Ele vive uma crise de identidade e os motivos são bem trabalhados ao longo da trama.

A narração é em primeira pessoa, obviamente, não podemos confiar no narrador. Por mais que reconheça sua inteligência e capacidade, o DJ vive duvidando do seu talento e pensa em desistir do grande sonho, mas sempre segue em frente. Essa é a moral da história e o motivo pela escolha do título. GO, do verbo em inglês “to go”, vá. Siga em frente, persiga os seus sonhos não importa o que aconteça.

Embora o Farenaiti diga que é bem resolvido com a falta de amigos e se assume um solitário convicto, ele não é. Apaixona-se fácil por garotas minimamente interessantes que cruzem o seu caminho e deixa que as variações de humor do dia a dia interfiram na produção do livro.

É impossível não se simpatizar ou reconhecer parte de nós mesmos no protagonista. Por exemplo, eu mesmo terminei o meu primeiro livro aos 29 anos, um livro que demorou 7 anos para ser escrito, porque eu sempre deixei que o ambiente externo, as dúvidas e a insegurança atrapalhassem a minha inspiração.

O livro acaba se tornando subjetivo, cada leitor verá um pouco de si no DJ e entenderá muita coisa do que acontece com ele. Pode ser que discordemos de algumas atitudes, mas sempre nos sentiremos ligados a ele.


A linguagem é simples, o ritmo do livro é excelente, a leitura nunca trava e curtimos o desenvolvimento da história. Eu queria um final mais emocionante, gostaria de ver algumas questões mais aprofundadas, no entanto, isso não estraga a obra. Nick Farewell escreve muito bem e vale a pena ser lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário