quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Resenha The OA - As pontas soltas e era melhor ter visto um clipe da Sia


The OA é uma série de drama, suspense, fantasia e um pouco de ficção científica. Criada e produzida por Brit Marling e Zal Batmanglij. Foi distribuída pela Netflix.

A série inicia bem, com o suspense criando uma boa curva dramática já que a jovem cega chamada Prairie Jonhnson desapareceu por sete anos e retornou adulta com capacidade de enxergar novamente.

A primeira grande questão do enredo é que Prairie não aceita ser chamada pelo nome e também não deixa que a toquem.

Cada episódio traz alguma pergunta nova. Ainda no início da série vemos que ela tem cicatrizes estranhas nas costas, destas que lembram asas que foram cortadas em clara alusão a que ela seja um anjo.

O fato de Prairie não aceitar que a chamem assim já indica que quem voltou do cativeiro não é a mesma pessoa que sumiu. Daí em diante a série passa a construir a história de vida da protagonista.

Ela acaba contando a sua jornada para pessoas que ela mesma escolheu. Um grupo heterogêneo e interessante, composto somente por pessoas, digamos, problemáticas.

A trama divide a linha temporal, temos OA construindo o seu grupo de apoio que mais parece uma sessão terapêutica enquanto conta sua vida inteira. A cada episódio surge uma pequena reviravolta não respondendo direito as questões anteriores e propondo um novo mistério que nos mantém presos aos longos e maçantes minutos de cada um deles.

Prairie é carismática e discursa como uma líder espiritual, em contrapartida, a série também fala sobre experimentos científicos. Há quem compare The OA com Stranger Things, mas não tem cabimento. Stranger Things possui um enredo sólido com personagens memoráveis e as questões não respondidas aumentam a qualidade da série gerando teorias e uma expectativa pela segunda temporada.  The OA beira o discurso de autoajuda com inúmeras questões e um final em aberto.

Parte do experimento “científico” envolve o descobrimento de movimentos que lembram dança moderna. Talvez eu que não tenha conseguido descobrir, mas não percebi significado nestes movimentos e fiquei com a impressão que eram mera estética. E se for para assistir algo com dança moderna que eu não entendo nada, prefiro os clipes da Sia, pelo menos a música é boa e a cantora excelente.

Quem gosta de autoajuda e espiritualidade com frases de efeito vai adorar a série, quem gosta de mistério e ficção científica se sentirá frustrado com tanta coisa mal resolvida.


 A partir de agora eu terei de comentar spoilers, já que o que mais me incomodou na série foi o exagero na construção do mistério. Então leia por sua conta e risco.

A primeira grande questão: quem é Prairie e por que ela passou a se chamar OA é respondida de uma forma fraca em questão de roteiro. Quando se quebra a identidade de um personagem precisamos de uma cena marcante na hora que a nova identidade surge, não vi isso na série.

Embora seja mostrado que OA foi um nome escolhido por ela devido ao som das palavras em inglês, me pareceu mais um recurso de roteiro para manter o mistério. OA tem a ver com The air, algo apresentado enquanto ainda não sabíamos como seria o resultado dos experimentos e se Prairie era um anjo ou pessoa.

Não tivemos uma cena marcante em que ela dissesse: a partir de agora meu nome é OA por causa disso ou daquilo. Ficou aberto, assim como quase tudo na série.

Lembram-se da cena em que ela foi atacada pelo cachorro e o mordeu de volta? No fim das contas ela fez com que o cão se acalmasse, mas como? Em nenhum momento da série mostraram algum poder do tipo sendo explicado.

Não sabemos o que aconteceu com o grupo que esteve preso junto de Prairie e não sabemos como ficaram os companheiros do grupo de apoio.

Não sabemos se eles eram mesmo capazes de viajar entre dimensões ou se tudo o que viveram foi uma ilusão causada durante a experiência de quase morte.

Claro que por ser uma série pode ter muita coisa respondida na segunda temporada, se tiver uma segunda temporada, mas quando se cria muito mistério é necessário responder a maior parte deles ou ficamos com a sensação de que tudo foi criado somente como recurso de roteiro.

Eu achei a série exagerada. A parte dos experimentos científicos começou bem e depois desandou. Novamente, pode ser que eu não peguei a explicação, mas pensem comigo. O doutor gravava a experiência de quase morte, inclusive em áudio. Tem uma hora que Prairie ouve as fitas. Agora eu lhes pergunto, se a experiência pós-morte acontece com a cobaia sendo afogada, como ele gravou o áudio? Toda a conversa que os cativos têm com seres mitológicos acontece na cabeça deles, não tem como o doutor ouvir isso. A menos que a cobaia fale o que está acontecendo, ou que ela relate o que ouviu depois. Através do soro que os hipnotiza, mas se for assim, fica forçado de novo. Afinal de contas eles não lembravam do que acontecia, demorou anos para serem capazes de suportar o experimento por completo e lembrarem da pós morte, como o doutor tinha acesso a essas memórias?

Se não me engano, Prairie ouve a gravação em um episódio em que ainda não sabíamos como a experiência era do início ao fim, sendo assim, fica parecendo mais um recurso de roteiro para gerar expectativa.

Foram tantos personagens apresentados que nem consigo lembrar os nomes deles mais. Mas lembram da professora? Pois é, ela também mudou de nome sem nunca explicar o motivo. O play boy violento seria preso pelos próprios pais. Será que existe mesmo previsão legal nos Estados Unidos para que os pais possam privar um filho da liberdade de locomoção sem um devido processo legal?


A série me levantou questões demais e no final das contas não me respondeu muita coisa.

2 comentários:

  1. Olá,
    EU li tudo, inclusive os spoilers e estou agradecida por essa resenha, e por ter assistido apenas os dois primeiros episódios, eu parei de ver pelo mesmo motivo que você colocou aqui, eu sentia tudo muito vago, e que as cenas eram trocadas com coisas no ar e depois não voltavam a explicar, e ficava por isso mesmo... Não gostei, e nem verei rs.
    Ótima resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, infelizmente a Netflix não acerta sempre, né.
      kkk

      Excluir